terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Conheça mitos e verdades sobre depilação com lâmina, cera e laser

O verão chegou e, com ele, um incômodo maior em relação aos pelos – principalmente para as mulheres. Nesta época do ano, como braços e pernas ficam muito mais expostos, a depilação precisa ser feita com maior frequência.
Com essa necessidade, surgem também as dúvidas: será que cera quente mancha a pele? Lâmina de barbear engrossa o pelo? O que usar antes, durante e depois da depilação?

Além de tirar todas essas dúvidas, o Bem Estar desta terça-feira (27) explicou como é feito o processo a laser e o banho de lua, técnica para clarear os pelos que muitas vezes é uma alternativa à retirada.


MITOS E VERDADES SOBRE A DEPILAÇÃO
Depilação pode causar manchas na pele Verdade
Depilar-se com lâmina engrossa o pelo Mito
Dói mais depilar-se no período pré-menstrual e durante a menstruação Verdade
Depilar a sobrancelha ou buço com cera quente provoca flacidez facial Mito
Mulheres sentem mais dor ao depilar a pele no inverno Verdade
É preciso passar esfoliante e higienizar a área antes da depilação Verdade
Depilação com cera pode estimular o aparecimento de varizes Mito
É bom evitar desodorante com álcool antes e depois da depilação Verdade
Antes de optar pelo laser, deve-se ficar 20 dias sem usar cera e pinça Verdade
Talco é uma boa opção para passar durante a depilação Mito
Faz mal aplicar laser em local com tatuagem Verdade
Segundo a dermatologista Márcia Purceli e a esteticista Priscila Santana, é importante preparar a pele para a depilação: esfolie o corpo uma semana antes e higienizar bem a área no dia da remoção dos pelos. Não se deve passar óleo ou cremes pesados, pois isso pode obstruir os poros e favorecer problemas como a foliculite.

Essa inflamação na saída do pelo (folículo) tem a aparência de espinhas e sua principal causa são os encravamentos, que não conseguem romper a epiderme. Se o pelo estiver aparecendo, retire-o com uma pinça. Caso esteja mais profundo, procure um dermatologista.

A melhor hora para se depilar é depois do banho, com a pele limpa e livre de produtos que contenham álcool. Esses cuidados simples evitam infecções e encravamentos. Depois do procedimento, o ideal é deixar a região sem nenhum cosmético (como desodorantes, talcos e perfumes) por 12 horas. Além de desnecessários, esses produtos agridem a pele e podem estimular o aparecimento de pelos encravados ou pequenos machucados.




Após a depilação, a pele deve ser higienizada com água e sabonete neutro. Em seguida, indica-se aplicar um hidratante suave ou gel à base de calêndula ou camomila para amenizar irritações.

Em relação aos mitos e verdades sobre a depilação, as mulheres realmente sentem mais dor ao fazer depilação no inverno, no período pré-menstrual e durante a menstruação.

No caso dos dias frios, involuntariamente a musculatura se contrai, fica mais tensa e sensível. Com isso, o ato de puxar a pele torna-se mais traumático.

Já nas fases de alterações hormonais, o corpo da mulher está mais fragilizado. E a depilação passa a ser um estímulo agressivo e doloroso.

Agora, um mito muito comum é pensar que depilar a sobrancelha ou o buço deixa a pele flácida. Esse estímulo é superficial, enquanto a flacidez é normalmente causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante a depilação. Isso vale também para outras partes do corpo, como as pernas.

Outra mentira é pensar que depilação estimula o aparecimento de varizes. Elas só aparecem pela falta de capacidade da veia de retornar o sangue. Mas quem tem tendência a vasinhos dilatados deve evitar a cera quente. Isso porque esses vasos são mais superficiais e sensíveis à vasodilatação provocada pelo calor.

Um outro mito é que a lâmina engrossa os pelos. Os métodos que os puxam pela raiz, como as ceras depilatórias, podem até afiná-los ou provocar falhas na região, quando repetidos muitas vezes. Mas, basta usar uma ou duas vezes uma técnica de depilação superficial, que corte o fio rente à pele, como as lâminas, para que ele volte ao normal.

A lâmina de barbear não costuma provocar encravamentos, portanto, quem sofre com esse problema deve considerar a opção de tempos em tempos. Como o método não arranca os pelos da raiz, não prejudica o crescimento deles.
 

Só use cera descartável
Uma observação importante para quem gosta de cera é se certificar de que ela é descartável e não está sendo reaproveitada, o que pode ser foco de infecções. Recomenda-se que a sessão de depilação seja repetida depois de pelo menos 28 dias, que é o período que a pele leva para se recompor.

Após a depilação, principalmente do buço, é preciso passar protetor solar, mesmo que a pessoa não saia ao sol. Até quem fica no salão de beleza precisa usar filtro (de fator 15, no mínimo), pois a luz também ajuda a mancha vermelha a se tornar marrom.

Toda vez que ocorre uma infecção na pele, há uma maior produção de pigmentos no local. Essa é uma resposta natural do corpo, e a mancha surge quando há pelo encravado ou foliculite e a região é manipulada. Isso traumatiza a pele e estimula o escurecimento.

Para eliminar essas manchas, o mais indicado é o uso de cremes clareadores, receitados por um dermatologista. Também é importante evitar o sol no local. Em casos mais graves, o médico pode recomendar um peeling, que renova a pele e elimina esses sinais.

Pinça e laser
Para quem prefere a pinça, método campeão para depilação de pequenas áreas (como a sobrancelha), é necessário higienizá-la antes. O pelo é removido pela raiz e leva cerca de 20 dias para crescer. Os contras dessa alternativa é que ela é mais dolorosa, trabalhosa e pode machucar a pele. Mas pode ser feita em casa.

Já no caso do laser, antes da sessão, que deve ser feita em consultório médico, é preciso ficar pelo menos 20 dias sem usar cera ou pinça. E, antes do procedimento, devem-se raspar todos os pelos, que podem queimar a pele se ficarem expostos.

Pessoas com tatuagem devem ter muito cuidado com o laser, e nunca aplicá-lo sobre o desenho ou a frase.

Veja abaixo o resultado da nossa enquete:

Enquete depilação (Foto: reprodução)



Fonte: Bem Estar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...